Duas repórteres da turma escreveram sobre o assunto:
"Neste segundo período, o biólogo Vasco Cruz “visitou” os alunos do 9º6 do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e realizou uma visita pormenorizada à área exterior da escola para dinamizar a atividade “Há vida na Escola”.
Começaram por observar o local onde existiu um lago e agora, devido ao excelente tipo de solo, há uma variedade enorme de animais e plantas. No que toca à flora, viram plantas como o Poejo, a Hortelã brava e a Malva que, entre outras propriedades, servem para fazer um excelente chá. No que toca às árvores, observaram carvalhos e inúmeros arbustos que, além de realizarem a fotossíntese, também podem ajudar a embelezar um espaço, ao esconder por exemplo, uma caixa de cimento, tornando-o mais agradável. A flora serve de habitat e alimento a inúmeros animais, sendo, por isso, muito importante a sua conservação. Exemplos desses animais são os Gafanhotos, as Abelhas solitárias e as Formigas que, para espanto da maioria, apresentavam asas, são as chamadas Formigas-de-asa.
Para além disso, os jovens puderam observar outras espécies vegetais mais robustas, como o Salgueiro, o Liquidâmbar, o Carvalho Palustre e o Azevinho. Este último é constituído por dois tipos de folhas: as da parte inferior, que têm picos para se proteger dos animais, e as folhas da parte superior que são lisas. É na parte superior desta árvore que habitam aves como os chamarizes. Tiveram a sorte de poder observar também o pardal e as ceresinas que são muito comuns no nosso país.
Concluímos após esta intensa viagem pela natureza que pouco conhecemos sobre este mundo de plantas e animais que nos rodeiam e que, ao observamos e ao estarmos mais atentos, poderemos não só aprender mais sobre esta matéria mas também sobre o nosso dia a dia.
Daniela Mouco e Lidya Crisóstomo, alunas da turma 9º.6"
Comments