"Para que o carácter de um ser humano revele qualidades realmente excepcionais, é preciso ter a sorte de poder observar as suas ações ao longo de muitos anos" - Jean Giono
O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES
de Jean Giono
Sinopse: Inspirado em acontecimentos verdadeiros, traduzido em diversas línguas e largamente difundido pelo mundo inteiro, O Homem Que Plantava Árvores é uma história inesquecível sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta. Narra a vida de um homem e o seu esforço solitário, constante e paciente, para fazer do sítio onde vive um lugar especial. Com as suas próprias mãos e uma generosidade sem limites, desconsiderando o tamanho dos obstáculos, faz, do nada, surgir uma floresta inteira - com um ecossistema rico e sustentável. É um livro admirável que nos mostra como um homem humilde e insignificante aos olhos da sociedade, a viver longe do mundo e usando apenas os seus próprios meios, consegue reflorestar sozinho uma das regiões mais inóspitas e áridas de França.
Livro recomendado pelo PNL para o 3º ciclo
Este foi o livro que deu o mote ao nosso projeto "Diário de quem quer mudar".
Foi escrito em 1953 pelo francês Jean Giono e é, em nossa opinião, lindíssimo.
É um livro que nos fala da resiliência do ser humano, no modo como individualmente podemos contribuir para algo que poderá ser de todos e apresenta, de forma positiva, atitudes que poderão fazer toda a diferença na preservação da biodiversidade do planeta.
À leitura deste livro na aula de português, juntámos as bolotas, as folhas e os bugalhos de um Carvalho da zona e partimos à aventura!
Sugerimos como recurso, para além do livro, a animação canadiana sob a direção de Frédéric Back. O filme obteve em 1987 os prémios de melhor filme curto de animação ANNECY (Festival Internacional do Cinema de Animação) e grande prémio no Festival Internacional de Animação de Hiroshima. Em 1988 obteve um grande prémio no Festival Internacional de Ottawa.
Partilhamos a curta de animação.
Comments