O projeto less IS more, B creative – agir no presente, transformar o futuro em parceria com a BE e o município, coordenado pelos docentes Ricardo Lanção e Raquel Azevedo pretendeu, através de showcookings com alunos do 1º e 2º anos do Curso Profissional de Técnico de Restauração, na cozinha experimental da Praça, abertos a toda a comunidade, desafiar as pessoas a (re)pensar o desperdício alimentar e criar ferramentas para que possam fazer parte da solução e que as sobras se materializem numa cozinha mais sustentável e potenciem o conceito de 0% de desperdício.
Por outro lado, alunos do 12.º F, desafiados pelos docentes de Biologia, Matemática A e Português, no âmbito de um DAC, refletiram sobre os temas do desperdício alimentar, a produção de alimentos e sustentabilidade. Os trabalhos desenvolvidos (infográficos, questionários, narrativas) centraram-se em vários alimentos: a maçã, o figo e o peixe.
Na Praça, enquanto decorriam os showcookings, os alunos fizeram diversas apresentações, por exemplo, na «Semana da Leitura»: canto, música, interpretação de narrativas / poemas, relacionados com os alimentos confeccionados.
A comunidade escolar e o público frequentador do mercado municipal assistiram a estas sessões onde foram alertados para o desperdício alimentar e desfrutaram dos momentos culturais que aí aconteceram.
Deste trabalho interdisciplinar e a BE irá resultar um e-book com as receitas / narrativas criadas por docentes e discentes.
Comments